Autodesk se junta ao Grupo Khronos


A Autodesk uniu-se ao grupo de padrões abertos 3D, o Khronos Group.
A empresa se juntará ao Grupo de Exploração de Comércio 3D do Grupo Khronos e ao seu Grupo de Trabalho de Formatos 3D, onde ele “suportará o formato de arquivo… glTF”.
Juntando-se a outros desenvolvedores-chave de software e hardware da DCC
Como membro contribuinte no nível de votação do Khronos Group, a Autodesk se une a outros importantes desenvolvedores de software DCC e CAD, incluindo Adobe, Dassault Systèmes e Unity Technologies.
Além disso, a Epic Games é um membro promotor, que lhe dá representação no conselho do Grupo Khronos, bem como direitos de voto, assim como as principais empresas de hardware, incluindo AMD, Apple, Intel e Nvidia.
Suporte adicional para glTF como um padrão para troca de dados entre aplicativos 3D
A notícia está sendo vista como um impulso para o glTF, o formato aberto do Grupo Khronos para troca de dados 3D entre aplicativos e uma nova alternativa ao formato FBX proprietário da Autodesk.
O glTF vem ganhando força desde que a versão 2.0 da especificação introduziu suporte para materiais PBR.
O Facebook começou a dar suporte ao glTF 2.0 no ano passado, e o formato também é agora suportado nativamente por uma crescente gama de aplicativos DCC e mecanismos de jogos.
Atualmente, essa lista não inclui o 3ds Max nem o Maya, embora haja exportadores de terceiros para ambos - algo que, presumivelmente, terá que mudar no futuro.
"À medida que a necessidade de interoperabilidade entre aplicativos e entre plataformas se torna cada vez mais importante, vemos grande valor em formatos de dados abertos como o glTF", disse o arquiteto sênior de software da Autodesk, Henrik Edstrom.
Embora o glTF não substitua o FBX - uma das poucas tecnologias de código fechado da VFX Reference Platform - em pipelines de efeitos visuais, Edstrom citou seu potencial em mercados mais novos.
"Há mais demanda por experiências mais ricas em plataformas web, móveis e XR e novas oportunidades em áreas como computação geral e rastreamento de raios em tempo real", disse ele.

Comentários