Rockstar Games Não Paga Impostos a 10 Anos no Reino Unido









Um novo relatório do TaxWatch revelou que a Rockstar não paga qualquer imposto corporativo no Reino Unido a 10 anos, apesar de GTAV ser feito no Reino Unido e gerar bilhões em lucros para sua matriz americana.

O relatório completo pode ser visto online aqui:
Em vez de pagar impostos sobre os lucros obtidos pelas vendas do jogo, a empresa conseguiu reivindicar créditos fiscais do governo sob o esquema de isenção fiscal dos videogames. Nos últimos três anos, a Rockstar North Limited, empresa que liderou o desenvolvimento do jogo, cobrava 42 milhões de libras em créditos fiscais.
O videogame Tax Relief foi criado para ajudar pequenos produtores de jogos “culturalmente britânicos” não projetados para o mercado internacional.
Grand Theft Auto V, baseado em uma representação fictícia da Califórnia, recebeu a certificação de videogame culturalmente britânico pelo British Film Institute em setembro de 2015, após o jogo já ter registrado mais de US $ 3 bilhões em vendas. A certificação permitiu que os produtores do jogo reivindicassem isenção de impostos sobre os custos de produção.
Pesquisa do TaxWatch descobriu que o montante de créditos fiscais reivindicados pelos fabricantes de Grand Theft Auto nos últimos três anos é o equivalente a 19% de todos os créditos fiscais concedidos à indústria de videogames desde que o alívio foi introduzido em 2014.
Comentando sobre a divulgação do relatório, George Turner, diretor do TaxWatch, disse:
 “É escandaloso que o contribuinte do Reino Unido seja solicitado a desembolsar dezenas de milhões de libras em subsídio para os desenvolvedores de Grand Theft Auto, quando no momento em que os desenvolvedores do jogo colocaram seu aplicativo de crédito fiscal, Grand Theft Auto V já havia gerado vários bilhões de dólares em vendas e lucros.
“Isso é um assalto ao contribuinte britânico e ao bem-estar corporativo que se arrasta no pior dos casos.
 “O Auxílio Fiscal dos videogames foi desenvolvido para ajudar os desenvolvedores de jogos com conteúdo cultural que lutariam para vender no mercado internacional. O fato de que uma quantidade tão grande desse alívio está indo para os desenvolvedores de Grand Theft Auto, mostra claramente que o alívio não está funcionando como deveria. ”
Principais fatos e números do relatório:
US $ 6 bilhões - vendas totais estimadas de Grand Theft Auto V desde 2013
US $ 5 bilhões - lucro operacional estimado da Rockstar Games 2013-2019
£ 42m - total de créditos fiscais de videogames reivindicados pela Rockstar North Ltd entre 2015-2017. Equivalente a 19% de todos os créditos fiscais pagos pelo governo ao setor
US $ 3,4 bilhões - total de bônus disponível para os principais gerentes dos jogos da Rockstar de 2009-2019
£ 0 - total da conta de imposto sobre as sociedades das empresas Rockstar no Reino Unido entre 2009 e 2018

Comentários

  1. Deveria pagar os impostos, desenvolveu
    um produto global da alta rentabilidade e não precisam de ajuda governamental, isso é injusto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário